quinta-feira, 21 de julho de 2011

ojogo.pt - Guarín pensa na renovação

Um ano é muito tempo no futebol. Que o diga Guarín, que de flop passou a vedeta e tem justificado uma aposta ímpar da SAD do FC Porto no sentido de lhe oferecer condições contratuais compatíveis com o seu estatuto em campo. Depois de ter renovado por duas épocas em Outubro passado (até 2014), o colombiano quer acertar um novo vínculo, confirmando dessa forma que o seu futuro passa pelo Dragão.

"Irei a Portugal nas próximas semanas e espero que seja possível encerrar esse capítulo", confirmou-nos o agente Marcelo Ferreyra, que reclama mais dois anos de contrato e um vencimento a par da projecção do camisola 6. Detalhes que não abalam o essencial: Guarín vai continuar de azul e branco.

Depois de ter justificado amplo destaque na segunda metade da última temporada, recebeu várias sondagens, que esbarram porém nos 30 milhões de euros da sua cláusula de rescisão e na firme determinação do FC Porto em o segurar no plantel.

O empresário reconhece vários contactos, sem detalhar, mas vê com grandes reticiências a possibilidade de o médio deixar o Dragão neste defeso. "Muitos clubes quiseram conhecer a situação do Fredy, o que é natural face ao destaque que teve nos últimos meses. O FC Porto está a par de tudo", admite Ferreyra. De qualquer forma, e à míngua de avanços por parte dos interessados, a ligação de Guarín aos dragões sairá reforçada.

A entrar para a quarta época em Portugal, o ex-Saint-Étienne parte finalmente como titular, colhendo os frutos de um final de 2010/11 no qual desempenhou o papel principal. Decisivo nas conquistas do campeonato e da Liga Europa, o colombiano foi ainda figura de proa da sua selecção na Copa América, sem evitar a eliminação nos quartos-de-final.

A gozar duas semanas de férias, Guarín vai certamente perder a Supertaça, frente ao Guimarães, mas não deixará de apontar às primeiras jornadas da Liga nem à Supertaça Europeia, frente ao Barcelona. Sinal de que o FC Porto confia nos seus médios é o facto de este sector ser o único que não regista movimentações de mercado. Kelvin vai rodar e a inclusão de Castro no grupo final apenas dará continuidade a uma aposta que transita da última época, não obstante a cedência ao Gijón.

Dupla cafetera só para a estreia na Liga

Guarín e Falcao dificilmente jogam contra o Guimarães na decisão da Supertaça. A dupla da Colômbia só regressa aos treinos na semana de preparação desse encontro (a 2 ou 3 de Agosto), mas é improvável que Vítor Pereira acelere a entrada do médio e do avançado no onze dos dragões. Assim sendo, Guarín e Falcao (se não for negociado entretanto) apontam à estreia no campeonato, em Guimarães. Na agenda está igualmente a Supertaça Europeia, encontro que se disputará a 26 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário