segunda-feira, 4 de julho de 2011

donbalon.com - O motor da Colômbia, à sombra de Falcao



No Porto, chamam-lhe “o prodígio” e não é para menos. Este médio colombiano de 25 anos e de origem muito humilde foi uma das sensações da temporada e promete dar muito que falar nesta Copa América. Na verdade, foi ele que fez a assistência para o brilhante golo de Adrián Ramos, que fez com que os cafeteiros levassem os 3 pontos na sua estreia no torneio.

“Guaro”, como é apelidado, ganhou quatro títulos no FCPorto num ano de sonho: Liga, Taça, Supertaça de Portugal e Liga europa, que fez justiça a um muito bom futebol praticado pelo seu clube, que lhes valeu acabar invictos na Liga Portuguesa e na Liga Europa, e ele é um dos grandes culpados.

Partilha a equipa com o seu compatriota Radamel Falcao, um autêntico ídolo nacional, e grande beneficiado da força, visão de jogo e sentido de futebol colectivo de Guarín, juntamente com Hulk. A associação colombiana tem causado estragos nas cinturas de muitas defesas rivais e numerosas depressões entre os guarda-redes que os enfrentam. Não se repete, a jogada torna-se ineficaz. Guarín faz um passe para a cabeça de Falcao, e “El Tigre” atira a bola para o fundo das redes.

Apto para rebentar a bola com ambas as pernas (veja o golo que marcou ao Marítimo), com uma força potente que serve para roubar muitas bolas no meio campo e armar rapidamente o contra-ataque e com uma precisão no passe e uma imaginação mental privilegiada. Todas estas características se somam à facilidade de chegada vindo desde a zona de médios, aproveitando as suas mudanças de ritmo e o seu poderoso passe.

Soma 29 jogos como internacional, nos quais conseguiu marcar um golo, este mesmo ano, num jogo de preparação contra o Equador, realizado no estádio Vicente Calderón. Tem oportunidade de aumentar este feito frente à Argentina ou contra a Bolívia nesta primeira fase da Copa América, se cumprirem com a previsão de serem os favoritos na fase de grupos.




Traduzido por: Fredy Guarín Fãs

Sem comentários:

Enviar um comentário