sábado, 2 de julho de 2011

maisfutebol.iol.pt - Copa América: Guarín assiste para a vitória da Colômbia

Missão cumprida. A Colômbia está na liderança do grupo A da Copa América depois de vencer a Costa Rica por 1-0, num jogo em que foi melhor o resultado do que a exibição. O triunfo permite encarar com outros olhos o apuramento para os quartos-de-final, mercê do empate da Argentina frente à Bolívia.

Com os portistas Freddy Guarín e Radamel Falcao no onze inicial, como era de esperar, a Colômbia entrou a mandar no jogo, mas só a partir do primeiro quarto-de-hora começou a criar perigo. Com as atenções voltadas para o avançado do F.C. Porto, acabou por ser Adrián Ramos, do Hertha de Berlim, o elemento mais atrevido do ataque colombiano.

O grande obstáculo às intenções da selecção de Hernán Darío Goméz chamou-se Leonel Moreira. O jovem guarda-redes (21 anos) do modesto Herediano foi a grande figura do encontro, ao efectuar várias intervenções de nível, que evitaram outro resultado.

Guarín tentou muitas vezes o remate, mas nunca mostrou pontaria afinada. Falcao esteve muito marcado e passou ao lado da primeira parte. O primeiro safanão do jogo foi dado...pelo árbitro. Numa decisão algo exagerada, o chileno Enrique Osses expulsou o avançado da Costa Rica, Brenes, aos 28 minutos. Foi o tónico que a Colômbia precisava.

Em cima do intervalo, após grande abertura de Freddy Guarín, Adrián Ramos conseguiu, finalmente, bater Moreira. Antes disso, o guarda-redes tinha mostrado serviço a remates do próprio Ramos, Guarín e Dayro Moreno (esse mesmo, que teve um pé em Alvalade).

No segundo tempo, a toada do jogo manteve-se. A Costa Rica teve sempre dificuldades para sair em ataque organizado, mas a Colômbia não conseguiu o tento da tranquilidade. Falcao foi quem esteve mais perto, ao atirar de cabeça à trave da baliza da Costa Rica, aos 58 minutos. Seria substituído por Elkin Soto vinte minutos mais tarde.

O jogo arrastou-se, depois, até ao final, sem que a Costa Rica mostrasse algo que colocasse em causa o resultado e sem que a Colômbia, apesar do número de avançados em campo, tenha mostrado acutilância na frente para mais. Triunfo justo.

Sem comentários:

Enviar um comentário