sábado, 30 de abril de 2011

ojogo.pt - "Palavras do treinador foram importantes para dar a volta"

Depois de uma primeira parte apagada frente ao Villarreal, a segunda mostrou um FC Porto verdadeiramente demolidor, com cinco golos marcados em pouco mais de 40 minutos. Afinal, o que aconteceu durante o intervalo para se assistir a uma tão grande metamorfose na equipa? Ontem, na ressaca de uma noite de festejos e já na tranquilidade da sua casa, Guarín desvendou o segredo. "A conversa do treinador foi muito importante. Ele incentivou-nos, disse-nos que não podíamos perder aquele jogo, que não nos podíamos deixar ir abaixo e que tínhamos de conseguir dar a volta ao resultado. E fê-lo com algumas palavras. Também fez algumas correcções tácticas. Aquela conversa foi fundamental", explicou à comunicação social colombiana, que se mostrou curiosa sobre as qualidade de André Villas-Boas, "um jovem de apenas 33 anos". Guarín ajudou-os a perceber as virtudes do treinador. "Ele representa um grande apoio para os jogadores. Fala muito connosco, dá-nos ânimo e confiança, e isso é muito importante. Também diz o que tem a dizer na cara dos jogadores, mas sempre com respeito, e isso é mais uma vantagem. Acredito que estas qualidades lhe vão dar muito no futuro."

Seguiram-se, da parte dos jornalistas, os elogios à dupla colombiana do FC Porto (Falcao-Guarín), embora o médio tenha recordado que o bom momento individual não é de agora. "Fiz um bom final da temporada no ano passado, altura em que marquei sete golos, e Falcao foi mesmo o segundo melhor marcador do campeonato. A diferença é que não fomos campeões, ao contrário do que aconteceu este ano." Apesar da evidência, o internacional colombiano reconhece que melhorou muito durante esta época. "Sempre tive potência no remate, mas ultimamente marco mais golos perto da baliza, na área de finalização. Isso consegue-se com os treinos, os jogos, mas também com os erros. Depois, ao nível do passe, entendo-me muito bem com Falcao e com Hulk. Estamos sempre muito activos na procura da bola, e isso é fundamental."

Guarín recusou ainda a ideia de que o jogo com o Villarreal foi muito fácil - "Nós é que o tornámos fácil..." - e elogiou a qualidade do adversário, apesar de reconhecer que já se imagina na final de Dublin. "Precisamos de confirmar este resultado na segunda mão, mas é verdade que esta vitória nos dá muito confiança e nos retira alguma pressão para o jogo em Espanha." E para a final, Guarín não mostrou preferência pelo adversário, embora tenha aproveitado a pergunta para elogiar o... Braga. "Eles estão muito motivados e são uma equipa complicada quando joga em casa. O resultado é curto para o Benfica, e tudo pode ainda acontecer", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário