sábado, 30 de abril de 2011

eltiempo.com - "O Porto não joga só com Falcao"

Médio colombiano falou com o “El Tiempo” do seu grande momento em Portugal, e onde gostaria de jogar.
Enquanto as ruas de Porto pareciam insuficientes para conter a histeria em massa causada pelo clube na quarta-feira na fase semifinal da Liga da Europa, Fredy Guarín saiu do Estádio do Dragão no carro com destino a casa, onde aguardavam os seus "troféus" mais valiosos: Danna Fernanda e Daniel.

Com a recém-nascida de dois meses e o filho mais velho de cinco anos, o médio colombiano comemorou com a família comemorou o grande passo tomado contra o Villarreal, que mais uma vez com a entrega prevista, assistências e também com um golo. Não tem tantos golos como Falcao García, mas cinco em 12 jogos não é um número insignificante.
Isso é tranquilo, mas também impede que a alegria se transborde. Primeiro, porque em particular Puerto Boyacá, sua cidade natal, foi a mais afectada pela estação chuvosa.

Este Porto de 2011 parece imparável em tudo o que está a disputar.

Estamos bem, mas não podemos pensar no futuro sem viver intensamente o presente. Estamos conscientes do que temos feito, e estamos mais conscientes do que precisamos fazer e temos a ilusão de alcançar os outros dois títulos.


Apontam à coroa tripla.

Tivemos uma temporada muito boa, estamos invictos no campeonato português e falta pouco para nos dar esse prazer a nível profissional e familiar.


A Liga Europa é prioridade?

Não, o Porto luta por tudo e é um título continental, na Taça de Portugal, estamos muito interessados, pois tem valor em Portugal.


Com um 5-1 na primeira mão, como não pensar que a fase contra o Villarreal está definida?

Faz parte do trabalho semanal. Estamos muito maduros e temos demonstrado-o ao longo da temporada. Sabemos da nossa responsabilidade e estamos conscientes de que o jogo vai ser complicado. Fazemos um trabalho específico para cada jogo, da táctica e, por sua vez o nosso trabalho para mostrar o que somos.


Melhor se a final for com o Benfica?

Eu não sei se é melhor ou pior, mas o que fica claro é que, se avançarmos, tanto contra eles ou contra o Braga, vamos dar tudo porque a final é para ser vencida.


De qualquer maneira, já ganhou o clássico Português final da temporada.

Isso foi uma questão muito emocional aqui em Portugal e ter conseguido o título da liga com no Benfica gerou muito impacto. Eles vão precisar de algum tempo para superar o golpe, porque depois fomos a Lisboa ganhar para a semifinal da Taça de Portugal, por isso se chegarmos à final da Liga Europa, será histórico para o futebol no país.


O que tem de especial o treinador André Villas-Boas?

Ele tem muitas virtudes e sonhos a realizar. Como dizemos na Colômbia, tem fome de glória, porque ele é jovem e está a aprender. O Porto é a segunda equipa com quem está a trabalhar e saber que já trabalhou ao lado de Mourinho dá uma grande vantagem. Ele é muito aberto com os jogadores, o que é fundamental em qualquer grupo.


Como é que ele ganhou a sua confiança porque, no início da época teve muitas lesões?

Eu estava lesionado no início. Eu lesionei-me no jogo na África do Sul com a selecção e depois no primeiro jogo, sofri uma grave entorse no tornozelo, mas recuperei bem e depois foi uma questão de esperar pela oportunidade. Quando ele ma deu mostrei que podia estar em qualquer uma das três posições, 10, 8 e 5, e isso tem sido muito favorável, porque como eu disse, sendo titular a ideia táctica aprende-se mais depressa.


O presidente disse que este Porto é melhor do que o de Mourinho. Ele elogia-vos ou pressiona mais?

É uma realidade, os números assim o indicam. Batemos muitos recordes e o presidente sabe bem o esforço que temos feito para chegar a este nível.


"Falcão é o ídolo do momento no Porto?

Lógico, tem-se destacado de uma forma impressionante e que o leva a ser o principal, sem dúvida. É importante o que ele faz, é muito valioso para a equipa e quer melhorar ainda mais, e é o primeiro com a sua humildade a mostrar que somos uma equipa muito compacta, acima de tudo, e não joga só para si, mas com todos.


Com esta campanha do Porto, é muito provável que outros clubes o pretendam.

Este é um tema que preferimos ignorá-lo porque temos pela frente dois grandes desafios. Depois o que vier, será bem-vindo.


Você acha que é o momento de ir para um dos três principais campeonatos da Europa?

O FC Porto não fica a dever nada a nenhuma outra equipa europeia e, para o ano, vamos disputar a Champions, que é algo que me motiva bastante. Obviamente, tenho o sonho de jogar noutras ligas, como a inglesa ou a espanhola. No entanto, esse é um tema que, por agora, prefiro ignorar, já que ainda temos coisas para conquistar nesta temporada.


Por agora, esperamos que Puerto Boyacá supere as inundações?

Claro, porque eu vivi em criança várias cheias e sei como é o sofrimento, mas agora foi mais forte e o nível da água aumentou muito. O meu bairro, Pueblo Nuevo, foi bastante afectado, por isso os meus avós tiveram que ir para outro lugar. Sofro à distância por eles, pelos meus amigos e espero que minhas actuações sirvam para levantar a moral, mas assim não podem ver porque não têm como ligar as televisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário