domingo, 10 de abril de 2011

canalrcnmsn.com - Freddy Guarín: De Puerto Boyacá para o mundo

O jogador colombiano, nascido em Puerto Boyacá, que estes dias é a figura do futebol internecional e brilha no meio-campo do Porto, falou com exclusividade ao Futbolmania, contando um pouco sobre sua vida pessoal, a sua passagem no futebol argentino e sua chegada à Europa.
Freddy Guarín, jogou pelo Atlético Huila, Envigado, o Boca Juniors - ARG, Saint Etienne - FRA, e hoje, é a estrela que graças ao seu talento e objetivos, permitiu que o Porto, fosse campeão da Liga do Portuguesa 2011.


Futbolmania: Este foi um início de ano com muita alegria para você, o nascimento da sua filha Danna, foi campeão com o FC Porto e pode jogar nas semifinais da UEFA.

Freddy Guarín: Sim, a verdade que tem sido muito bom, eu acho que o esforço que tenho feito este ano é notável para os bons frutos. O nascimento da minha filha foi uma bênção, depois de ela nascido, comecei a marcar golos que foram importantes para equipa, o campeonato, que agora ganhamos no estádio do Benfica, e a presença nas semifinais da UEFA. São momentos muito importantes na minha vida e ficarão marcados para sempre.

Futbolmanía: Quem faz parte do seu lar?

Freddy Guarín: A minha casa é composta de minha esposa Andreina Fiallo, meu filho Daniel com cinco anos e minha filha recém-nascida Danna.

Futbolmania: Gostava que o seu filho Daniel seguisse os seus passos?

Freddy Guarín: Sim, ele gosta, é muito apaixonado por futebol, vê sempre os meus jogos, os resultados. Na escola são fãs de futebol e joga na equipa da escola. É verdade que gostava que seguisse os meus passos como eu segui o meu pai que também é um fã de futebol, mas não quero transmitir alguma coisa, deve desfrutar a sua infância e, eventualmente estar a olhar para o que ele quer fazer na sua vida.

Futbolmania: Como foi a sua saída do futebol colombiano para o argentino?

Freddy Guarín: saí do Envigado em 2005, onde joguei dois anos, depois do Mundial na Holanda, fui contratado pelo Boca Juniors, por empréstimo com opção de compra. Eu jogava na terceira divisão, e na segunda temporada quando começou o torneio de verão, fui chamado por “Cococ” Basile para os jogos profissionais e e joguei várias vezes com eles.

Futbolmania: Lembra-se o dia da sua estreia com o Boca Juniors.

Freddy Guarín: A minha estreia foi contra o San Lorenzo, num jogo que perdemos 2-1, joguei toda a segunda metade.

Futbolmania: Voltaria jogar pelo Boca, como sempre demonstrou um carinho especial com este clube?

Freddy Guarín: Sim, de fato, o Boca sempre foi um clube muito importante, eu adepto do clube, o que significa que, pelos jogadores colombianos que jogaram lá, como: Córdoba, Mauricio Serna, Bermúdez, Fabián Vargas e Amaranto Perea, que são os jogadores mais bem sucedidos no clube e que marcaram a Colômbia.

Futbolmania: Foi difícil se adaptar aos costumes europeus? Como foi esse processo?

Freddy Guarín: Sim, é verdade que foi difícil, é sempre difícil chegar à Europa, no meu caso tive que ir para França, adaptar-me a um país com uma língua diferente, as pessoas são diferentes, e no primeiro ano aprendi o idioma para ser capaz de relacionar-me com as pessoas. Além disso, felizmente, sempre tive ao meu lado a minha esposa e o meu filho, que foi essencial para me adaptar.

Futbolmania: Do que sente falta da Colômbia?

Freddy Guarín: Eu sinto falta da minha família, avós, meus amigos de infância. Saí muito jovem na minha aldeia. Eu sinto falta dos meus padrinhos, o calor, o ambiente do povo.

Futbolmania: Conte-nos sobre a importância de ter ao lado de sua esposa Andreina Fiallo neste processo, desde que deixou o Envigado até agora que está no Porto.

Freddy Guarín: Tem sido muito, muito importante, a família em outros países é essencial, é muito mais valioso. O facto de quando chego a casa e tenho a minha esposa, os meus filhos, sua casa é algo que não troco por nada deste mundo, porque a esta distância é algo de valor, porque eles estão sempre lá a ajudar, em momentos críticos, como aqueles que vivem nesta carreira e poder contar com uma esposa que te sabe aconselhar, um filho que te motiva, que te dá inspiração para avançar na carreira, é algo que não tem preço, é inexplicável.

Futbolmania: Como lida com a fama, como se mantém firme?

Freddy Guarín: A humildade que sempre tive, muitas pessoas que me conhecem sabem de onde vim, sebem pelo que passei para ter o que tenho agora que é ter a oportunidade de mostrar o meu talento ao mundo e eu acho que não tenho necessidade de pensar em algo diferente de ser humilde, e mudar o pensamento com o qual eu cresci e vou continuar. Muitos anos de experiência, belos momentos, momentos não tão bonitos, mas eu sempre mantive a minha mente, que é fundamental para continuar a ter sucesso.

Futbolmania: O que tem vivido, que nunca havia passado pela sua cabeça?

Freddy Guarín: Estar neste futebol, com tanta interferência na Europa, fazer estes golos importantes. Hoje, tudo o que aconteceu foi muito agradável, não é um sonho de pequeno, pelo menos não desta maneira.

Futbolmania: O que você faz no seu tempo livre quando não há treino ou os jogos?

Freddy Guarín: Eu tenho um relacionamento muito bom com o James Rodríguez e o Falcão, somos muito amigos, nós tentamos sempre estar algum tempo juntos, somos os três que representamos o nosso país no clube. Gostamos de estar com a família, ir a uma casa um dia, depois outra, saímos para jantar.

Futbolmania: O que pensava quando não era titular, e o que pensa agora que joga de início e também marca golos?

Freddy Guarín: Nesses momentos, passam muitas coisas pela cabeça, decepção, inquietação, o que fazer, mas eu sempre confiei nas minhas condições, no que eu tenho e posso dar ao clube. Eu sempre tive a motivação da minha família, meu passado, minha infância, meus sonhos, meu filho me pergunta por prémios, para fazer golos, minha família me pede para fazer as coisas direito, esta é a minha vida, eu acho que eles estão motivados e noto apenas que eu tenho um sonho a cumprir e que a cada dia eu quebrei as metas que estabeleci.

Futbolmania: Você marcou um golo num jogo do Porto contra o Maritimo. Um golo, que pelo o que vemos no vídeo, não podia acreditar. Recorde-nos desse momento.

Freddy Guarín: Foi um momento de grande alegria, de não crer, pela forma como a bola entrou, tomou uma curva muito estranha, é muito difícil ver um golo assim. Fiquei muito feliz, não estava a acreditar, mas eu tenho vários golos de mesma magnitude. Após esse momento, ver os meus companheiros a comemorar comigo, foi um momento único.

Futbolmania: Vê o futebol colombiano? Qual é a sua opinião?

Freddy Guarín: Sim, eu vejo, eu vejo muito, sempre assisto aos jogos no fim de semana quando tenho tempo. Além disso, o horário ajuda-me porque são seis horas de diferença para a Colômbia e quando chego em casa, consigo ver um ou dois jogos.
Eu acho que o futebol colombiano tem muito talento, para admirar, precisamos melhorar em alguns aspectos, mas há jogadores muito importantes. O futebol colombiano pode ser muito mais forte como o da Argentina, Brasil e Europa.

Futbolmania: De que jogadores gosta do futebol colombiano?

Freddy Guarín: Eu gosto de ver jogadores que se destacam nos seus clubes como Dayro Moreno e Macnelly Torres, embora existam outros, mas eles me escapam no momento.

Futbolmania: Para jogar numa equipa da Liga Espanhola, qual escolhia?

Freddy Guarín: Não sei decidir agora, mas pensa-se sempre nos melhores, e neste momento o melhor é o Barcelona e logicamente o Real Madrid. São duas equipas muito destacadas.

Futbolmania: É verdade que o Valência estava interessado em si?

Freddy Guarín: É o que diz a imprensa, mas na verdade eu não tive qualquer tipo de contacto com eles.

Futbolmania: Freddy, por favor, dá uma saudação para os leitores da nossa secção " El invitado" da Futbolmanía RCN.

Freddy Guarín: Uma saudação e um grande abraço a todos os seguidores de Futbolmania.


Sem comentários:

Enviar um comentário