sexta-feira, 14 de março de 2014

Guarin: "Foi um sinal importante do destino" (com vídeo)

Aqui fica a entrevista completa de Fredy Guarin para o programa InterNos para o Inter Channel.



O golo de bicicleta contra o Torino, inesquecível?
"Não consigo esquecê-lo, celebrei-o como na Playstation".

A atual época?
"Não perdi nada, tem sido uma época longa e estamos a avançar lentamente. Intensa? Faço tudo com 100% de paixão. Hernanes diz que podemos ganhar tudo? Eu digo o mesmo".

A tua alcunha é Fredy ou Guaro?
"Guaro, é o que aqueles que me conhecem, me chamam".

O que precisas de melhorar?
"Tenho que melhorar em muitas coisas, uma delas é a continuidade em campo. Quero ter a habilidade de jogar o tempo inteiro e com concentração".

Há muitas emoções em San Siro?
"É sempre positivo, com as pessoas a apoiarem-nos mesmo que as coisas não estejam bem. O barulho diminui a concentração? Para mim é motivação. Quando precisamos de força dos adeptos, eles dão-nos. Dá-nos confiança no campo. Obviamente que eles não ficam contentes em todos os jogos, mas eu também criticava quando ia ver alguns jogos do Millionarios".

A tua antiga equipa?
"Continuo ligado à equipa em que joguei na Colômbia, tenho muitos amigos lá e tenho sempre a esperanças que eles ganhem".

O melhor momento da tua carreira?
"Há muitos, no Porto quando ganhamos a Liga Europa. É um momento inesquecível, era uma competição importante. Comecei no banco e depois trabalhei para conseguir a titularidade. Fiz a assistência para o golo de Falcao no jogo decisivo. Estava lá com o Falcao e o James Rodriguez, os meus compatriotas. Se já voltei ao Porto? Já passou muito tempo desde a última vez que fui lá. Desde que vim do Inter estive lá 2 vezes. Tenho lá muitos amigos, e o meu filho também".

A troca com o Vucinic foi cancelada.
"Foi um sinal importante do destino. Foi a segunda vez, na minha carreira, que estive perto de ir para Turim. Pensava que fosse estranho que isso pudesse acontecer 2 vezes e depois não acontecer. Mas agora estou aqui e estou concentrado no Inter. Não penso no passado. Até agora não houve protestos dos adeptos? Quando fazes as coisas com o coração, as pessoas percebem isso. Eles sabem o que penso. No campo vês quem realmente quer, e também quem está feliz. No campo, é a única maneira de provares alguma coisa".

Porquê o número 13?
"O meu pai sempre gostou muito desse número. Na seleção colombiana, uso desde novo".

Até onde vai chegar a Colômbia no Mundial?
"Espero que consigamos chegar o mais longe possível, acho que foi importante a qualificação. Nos trabalhamos para conseguir esse nível. Nós vamos para o Mundial em grande nível. Temos grande responsabilidade, queremos ir longe. A pressão? É mais o desejo de ir longe, um desejo que nós temos. Depois de 16 anos sem irmos ao Mundial, há muita raiva pelos precedentes, e agora eles têm muita confiança em nós".

Um jogador que te inspira?
"Eu tinha 2 jogadores como ídolos: Patrick Vieira e Ronaldo, o Fenómeno. Para mim, e para o meu irmão, ele sempre foi uma grande inspiração por tudo o que fez".

Milão?
"Gosto muito de Milão, e a minha família também. É muito importante que eles estejam bem. Estou concentrado no futebol e estou feliz. Continuo a usar o GPS. Música? Ouço de tudo, mas gosto mais do Reggaeton. Também sou bom dançarino. Vejo-me a dançar salsa".

O teu companheiro de quarto?
"Dou-me bem com todos os meus companheiros de quarto. Atualmente, Mauro Icardi é o meu companheiro de quarto e temos sempre música até adormecermos, mas também estou muito com Palacio, Jonathan e Ranocchia".

Dormes bem antes de um grande jogo?
"Se pensar muito sobre isso, não consigo logo adormecer. No que penso? No video que vimos sobre o adversário, no jogador que terei que fazer frente, e tento imaginar o meu próximo golo e o que fazer quando tiver a bola".

O que é preciso para a continuidade?
"Precisamos de ter continuidade nos resultados, sabemos que estamos a jogar bem e estamos a conseguir resultados importados. Um jogo que tenha jogado bem? Contra a Fiorentina e o Cagliari, quando empatamos".

Tornaste-te mais calmo e jogas melhor desde que Hernanes chegou?
"Quando há 2 ou 3 jogadores que fazem jogadas importantes é sempre bom para a equipa. Há mais jogadores para assumirem a responsabilidade".

Queres te tornar num líder?
"Tornas-te nisso dia-a-dia, fora e dentro de campo. Penso que o que conta e a personalidade. O homem é importante para tornar-se num líder".

O teu golo mais bonito?
"Um golo com o Porto e outro quando era novo, na América do Sul contra o Brasil. O golo de bicicleta em Pinzolo? Bom, mas nem todos o viram".

Praticas outros desportos?
"Só futebol. Ídolos noutros desportos? Federer é o mais forte, mas eu não jogo ténis. No desporto, podes mostrar a tua personalidade. Eu gosto de ver isso nos desportos, os gestos. E depois vejo filmes do Will Smith".

Posição de campo favorita?
"Na que jogo agora, no centro do campo, na esquerda ou direita".

O quarto lugar é bom?
"Seria uma posição positiva, considerando o que fizemos este ano, o ano passado e o que queremos fazer a seguir. Esperamos ficar acima dessa posição. Gosto muito da Liga dos Campeões e tenho muitas saudades. É uma competição que motiva muito um jogador, para ser capaz de vencer".

Finalmente, pequenas perguntas e respostas:
Se não fosses jogador...?
"Não sei".

Na escola?
"Não era estudioso, mas os meus filhos têm que estudar".

A posição do meu filho?
"No ataque ou atrás".

Jogador com quem te dás bem?
"Falcao e James Rodriguez".

A lesão de Falcao?
"Foi duro, não estava à espera quando ele fez os exames. Esperamos ansiosamente os resultados". 

Medo de voar?
"Não, diria que é normal".

O que é paixão?
"Viver todos os momentos a 100%, no máximo".

O que perguntavas ao jornalistas?
"Em vez de criticarem e ofenderem as pessoas, porquê que não o fazem de uma forma construtiva". 

Ponto fraco?
"Tenho-os, mas não os vou revelar".

Força?
"O apoio das pessoas dá-me força".

Sabes cozinhar?
"Sim, mas não muito bem. Gosto de risotto".

És supersticioso?
"Sim, um pouco".

O melhor jogador do mundo?
"Agora é o Cristiano Ronaldo".

A primeira coisa que pensas de manha?
"Agradeço a Deus e penso naquilo que a minha filha me diz, que está ao meu lado".

O que te vem à cabeça quando pensas no Inter?
"Um sonho tornado realidade".

Como vai acabar a época?
"Bem, espero eu".



Fonte: FC Inter News 
Traduzido por: Fredy Guarin Fãs

Sem comentários:

Enviar um comentário