domingo, 15 de julho de 2012

Guarin: "Eu e o Inter temos vontade de vencer"


Simples mas com uma substância como as empadas da sua mãe Silvia Zoraida que vendia nas ruas de Medellin para fazer face às despesas da família. Dirigindo o campo, como o seu pai, Fredy Walter, policia e jogador de futebol amador. Fredy Guarin é a verdadeira coluna do novo meio-campo do Inter. A "compra" depois de passar meses a recuperar de uma lesão.

Guarin, como esta a ser a tua primeira pré-temporada em Itália?
"Muito bem. Eu não estava habituado a este trabalho difícil fisicamente, mas eu precisava de por quilómetros nas minhas pernas porque a próxima época vai ser complicada".

Quais são as diferenças comparadas a Portugal?
"Fiquei emocionado com a atenção dos adeptos. Em outro lugar é impensável as pessoas pararem as suas férias para seguir a sua equipa favorita".

Uma equipa cheia de de sub-20 e jogadores novos, tu és um dos jogadores mais maduros.
"Só traz mais responsabilidade. Devemos seguir os veteranos, especialmente Zanetti. Também temos de nos sacrificar, por exemplo os alas devem ajudar a mim e ao Cambiasso no meio-campo. Devemos usar este mês para construir uma boa equipa para ganhar o 'Scudetto'".

Depois de acabar a época com menos 26 pontos da Juventus, e menos 22 pontos do Milan, há otimismo.
"Vai ser difícil, mas nós conseguimos. A época passada foi especial mas agora vamos recomeçar um novo projecto com Stramaccioni, que está bem preparado em todos os pontos de vista, mas eu ainda tenho de o conhecer melhor. A Juventus e o Milan são os favoritos, mas nós também chegaremos lá cima."

Também por causa do Milan, que não terá Ibra e Thiago Silva, a equipa que vocês venceram por 4-2 no passado dia 6 de Maio.
"No final eu estava muito zangado porque eu não conseguia explicar como é que o Inter acabou com 20 pontos de diferença destas duas equipas. Sobre a saída de Zlatan Ibrahimovic e Thiago SIlva, não é nosso problema".

O jogo contra a Juventus foi a 25 de Março mas tu estiveste no banco.
"Foi a minha primeira convocatória depois da lesão. Nós jogamos uma boa primeira parte, mas depois Caceres marcou e aí o jogo virou. Eles estiveram perto da meta e não desistiram. Se o Inter tiver a mesma vontade, podemos fazer grandes coisas".

Grandes coisas como tu que ganhaste o campeonato, a Liga Europa e a Taça de Portugal com o Porto em 2011?
"Cada troféu é difícil de ganhar, mas porque não? Eu lembro-me que Villas Boas usava quase sempre os mesmos jogadores. Claro que em Portugal, tu consegues ganhar o título apenas por jogar contra algumas equipas mas o Inter tem de ter equipa para competir em todos os jogos.

Mesmo sem Sneijder?
"Wesley é fantástico e um dos que faz a diferença".

Que impressão causou Palacio?
"Eu conhecia o Rodrigo desde que ele jogava no Boca Juniors, Silvestre também esteve lá. São dois homens dignos do Inter".

Palacio ainda não marcou nestes testes.
"Mas já se pode ver a sua inteligência e velocidade, ele é um jogador especial. Tecnicamente, ele pode fazer de tudo e os golos, ele está a guardá-los para os momentos certos".

Nós também estamos à espera do teu primeiro golo no Inter. O teu famoso remate fora da área ainda não fez golo.
"Não há problema. Assistências ou golos, o importante é que no final celebremos todos juntos. O melhor em remates fora da área é Stankovic".

Conta-nos o porquê de teres começado como atacante e depois recuares?
"Foi o treinador dos sub-17 da selecção colombina, Eduardo Lara. Falcao estava na frente, mas ele marcava mais do que eu e Lara queria usar a minha visão de jogo. É por isso, que depois de Ronaldo, o meu ídolo tornou-se Vieira, um jogador muito eficaz. Eu tenho o número 14 em honra a Patrick".

Cordoba é também o teu ídolo.
"Ivan é a minha referência. Eu sempre quis o Inter mesmo quando a Juventus deu passos importantes, mas aqui estava Cordoba e é sempre uma equipa da América do Sul. Agora é dificil habituar-me ao facto de Ivan ser um membro da equipa técnica. Quando nos encontramos para falar sobre o trabalho e material burocrático, faz-me rir".

O riso também surge quando vês Milito a marcar sempre que ele toca na bola?
"Diego é um campeão e vive um momento de ouro".

Ele é argentino e alguns dizem que os argentino mandam no Inter.
"Aqui, quem manda é Moratti. E dado os resultados dos últimos anos, parece que ele está a fazer o seu trabalho muito bem."



Traduzido por: Fredy Guarin Fãs
Fonte: Gazzetta dello Sport

Sem comentários:

Enviar um comentário