sábado, 9 de junho de 2012

elheraldo.co - Guarin: "Temos que ser ambiciosos; o nosso objectivo é ganhar em Quito"

Um dos homens de confiança do técnico da Seleção colombiana, José Pékerman, no campo é Fredy Guarin.

Pela sua altura, pelo seu bom jogo, por saber marcar, por trabalhar bem com a bola, por ser inteligente, por conduzir a bola como os deuses e por ser o parceiro ideal para o goleador Falcao Garcia (grande parceria no Porto quando os dois jogaram lá), pode-se dizer que Guarin é o estrategista dentro do campo.

O médio de Puerto Boyacá está ciente da responsabilidade que Pékerman lhe entrega e por isso esforça-se em trabalhar a fundo em cada treino da equipa, porque quer ser o melhor em todos os jogos.

Sabe que no passado Domingo, contra o Peru não esteve muito bem e por causa dele Falcao quase que esteva à deriva. Mas está seguro de que contra o Equador será diferente e juntamente com James Rodríguez e "El Tigre" poderão fazer o tri que ajudou o Porto a ganhar a Liga Europa e a Liga Zon Sagres em 2011.

Guarin falou com EL HERALDO, num dos último treinos, onde previu o jogo contra o Equador.

"Creio que temos trabalhado bem, trabalhamos nas coisas que não funcionaram bem contra o Peru e esperamos que desta vez tudo nos saia como esperamos, bem, para poder obter os pontos que queremos e seguir entre os primeiros na tabela de classificações".

Que importância merece o Equador?
"É um rival de respeito, duro, é forte fisicamente e quererá afirmar-se, porque, antes demais é muito rápido nas suas saídas. Será complicado".

Frente ao Peru falou-se na defesa. Trabalhou-se muito a esse respeito?
"Sim, claro. Houve erros, mas o importante é que na parte defensiva devamos manter a concentração. Temos jogadores chave, muitos bons defesas, que nos dão tranquilidade atrás".

Como jogar contra o Equador?
Temos que manter mais a bola. Quando tivermos a posse de bola, vamos ter de finalizar. Temos os jogadores e temos o talento. A nossa mentalidade é melhorar o que fizemos contra o Peru, ou seja, fazer um grande jogo e ganhar".

E como fazer quando não têm a bola?
"Esperamos que este jogo seja favorável para a nossa posse de bola. Vai ser muito importante porque é muito difícil correr sem a bola. Desta maneira esperamos aproveitar o desespero deles e contrariar com talento, futebol e golos".

Estiveram 21 dias em Bogotá. Vos Favorecerá em Quito?
"Ajuda muito, mas no campo é que se vê o desgaste físico e o trabalho. Obviamente que vamos sentir a altura independentemente do trabalho e do tempo que temos em Bogotá, vamos sentir-la de uma maneira ou de outra em qualquer momento do jogo".

O empate é um bom resultado?
"Sim, é seguro, mas não é conformista. Eles têm a necessidade de ganhar para voltar a entrar na corrida e aí nós podemos tirar proveito disso. Com um ponto recuperamos o perdido em Barranquilla, é certo, mas temos também que ser ambiciosos e por isso a ideia é ganhar, porque se isso acontecer, ficamos bem na tabela. Claro que devamos ter cuidado com os seus ataques, porque vão vir com muita força, mas repito que a ideia é ganhar ou pelo menos trazer um ponto".

Tem-se reclamado que a equipa não tem estado com os adeptos e com os meios de comunicação por causa dos treinos à porta-fechada. Vocês o sentem assim, ou não importa?
"Isto é algo que em algum momento devia acontecer. Nós respeitamos o vosso trabalho e vocês devam respeitar o nosso, Por isso, devem respeitar o trabalho e as decisões do corpo técnico. Tudo isto é pelo bem da Colômbia, não esta a ser feito nem por vocês nem por nós, é pelo bem do país, de todos que estão nisto. Então têm de ser conscientes de que a privacidade faz parte do processo e de que no dia de amanhã podemos chegar ao Mundial".

Sentem-se confortáveis com isso?
Obviamente que a privacidade é importante e é ainda mais num grupo, numa seleção. Claro que é bonito sentir o vosso apoio e, quando é permitida a entrada sente-se isso. Mas devem compreender que há momentos que temos de ter privacidade. Com o nosso desejo temos de fazer muito bem as coisas, são muito importantes estas decisões".

 


Traduzido por: Fredy Guarin Fãs

Sem comentários:

Enviar um comentário