domingo, 8 de março de 2015

corrieredellosport.it - Guarin: "Aqui sinto-me em casa"

Guarin deu uma longa entrevista ao Corriere dello Sport, onde falou do seu "renascimento" nos últimos meses, desde a chegada de Roberto Mancini.

Os adeptos estão a ver o melhor Guarin desde 2012?
"Sim, sem dúvida. Antes não tinha continuidade, e por vezes nem conseguia estar os 90 minutos no mesmo nível. Nos anos que estive no Inter aprendi muitas coisas e a mentalidade ofensiva que da equipa ajuda-me a jogar no mesmo nível".

O que mudou na sua cabeça com a chegada de Mancini?
"Sinto que Mancini realmente me apoia e isso deixa-me feliz. Isso significa muito para um jogador. Com ele no banco sou muito mais consistente".

E também foi importante a sua posição, o facto de Mancini utilizar um centro-campo de 3?
"Nessa posição foi sempre onde joguei melhor durante a minha carreira. Um jogador quando está bem pode jogar em todas as posições. No Porto, com Fernando e Moutinho joguei como interior direito e mostrei todas as minhas características. Defendia, mas também avançava e procurava o golo. Ganhamos tudo e isso foi uma vantagem".

No passado, quem acha que jogava melhor na sua posição?
"Gostava muito de Vieira, mas um dos treinadores do Porto, Jesualdo Ferreira, disse-me que se confiasse mais em mim poderia chegar ao nível de Lampard ou Gerrard".

Quem é o melhor médio do mundo neste momento?
"Não digo os melhores, mas os que mais gosto: Vidal, Pogba e Iniesta".

O que mudou com a chegada de Mancini?
"A mentalidade, a rotina do dia-a-dia, o entusiasmo, e o ponto de vista tático, visto que agora jogamos um futebol muito diferente".

Muito mais ofensivo?
"Agora procuramos ter sempre a iniciativa, e sermos os protagonistas do jogo. Somos uma equipa importante e devemos jogar ao ataque para vencer".

Mas falta não sofrerem tantos golos.
"Isso é obvio mas estamos a trabalhar nisso".

Mancini está a trabalhar muito na fase defensiva?
"Gosto do projeto tático de Mancini e do facto de me utilizar sempre".

E também lhe deu a faixa de capitão quando Ranocchia não joga.
"É muito bom usar aquela faixa. Nos momentos difíceis dos últimos 3 anos eu nunca pensei que isso fosse acontecer, mas aconteceu e estou feliz. Só de saber que jogadores como Zanetti, Cordoba, Ronaldo e Bergomi usaram-a, arrepio-me".

Se tivesse que escolher o momento mais difícil da sua experiência nerazzura, qual indicava?
"A situação com a Juve em Janeiro de 2014. Perguntam-me sobre isso em todas as entrevistas e, francamente, não tenho muita vontade de falar sobre isso porque faz parte do passado que pertence à história de Guarin e do Inter. Fiquei no Inter e fiquei feliz com essa decisão, porque aqui sinto-me em casa".

Concorda que o Napolés-Inter será a vossa última oportunidade para chegar ao 3º lugar?
"É uma grande oportunidade não só para chegar ao terceiro lugar, mas para colocar-nos no top até o fim, para tentarmos jogar um campeonato como protagonistas. Temos os meios para acabar esta temporada em grande".

O que é para si "acabar em grande"?
"É um sonho para mim vencer todos os jogos, mas sei que é difícil".

É verdade que no verão passado poderia ir para o Nápoles?
"Apenas rumores. Nem eu nem o meu empresário tivemos algum contato com algum dirigente do Nápoles".

E em Janeiro, quem é que o procurou?
"A única equipa que para a qual poderia ir era o Valência, mas estou aqui no Inter e vestir esta camisola transmite-me boas sensações".

Como será o próximo mercado de Guarin?
"Depende de vocês jornalistas. Nem eu nem o Inter temos a intenção de nos separar, mas entendo que, no passado, o meu desempenho não foi sempre o melhor".

Embora nos últimos meses…
"Agora estou a jogar melhor e sinto-me mais interista, mais adequado para jogar numa grande equipa como o Inter. Quando um treinador como Mancini te apoia e os teus companheiros e os dirigentes te apoiam sempre, é muito mais fácil dar o meu máximo".

Já venceu a Liga Europa com o Porto. Acha que pode vencer novamente com o Inter?
"Vamos tentar e espero dar a minha contribuição. Não tivemos muita sorte no sorteio, porque o Wolfsburg é um dos adversários mais difíceis. Estão a jogar muito bem na Bundesliga, porque têm jogadores muito importantes".

É justo dizer que os alemães são os favoritos?
"Não sei se os favoritos são eles ou nós. Digo apenas que o Inter irá jogar com personalidade, um jogo difícil que será importante para o resto da nossa época".

O seu record de golos é de 10 e esta temporada já vai em 6. Irá superar-lo?
"Espero de ajudar a equipa a vencer e alcançar um objetivo importante. Gostava de chegar por exemplo aos 13 golos".

O golo contra o Celtic é o mais bonito dos seus 20 golos com o Inter?
"Não. Eu prefiro o golo contra o Torino da época passada".



Traduzido por: Fredy Guarin Fãs
Fonte: FC Inter News

Sem comentários:

Enviar um comentário